quinta-feira, 8 de abril de 2010

Uma colher de chá

Quando no post sobre a relação com o espelho eu contei que costumava saborear uma boa xícara de chá à noite, teve gente que veio me perguntar duvidando que eu realmente o fizesse. "Você não tem cara de quem toma chá", disse @Jananda_se. Pode ser, mas, acreditem ou não, eu gosto de chá - nada mais relaxante e oportuno no fim de um longo dia.

Há muita discussão sobre a eficácia desses 'remédios' naturais e tudo. No entanto, as infusões são usadas pelos orientais há milenios e nós sabemos que o 'cházinho da vovó' funciona bem na hora necessária.

Além disso, muitas ervas tem efeitos benéficos para a beleza e para a saúde da mulher. Selecionei algumas:


Artemísia - Também conhecida como "Erva de São João", velha conhecida das nossas avós para tratar das cólicas menstruais e das infecções uterinas ou ovarianas. Quase não tenho cólica, mas sei que muita gente sofre horrores todo mês com isso [Alô, @cris_britto]. Contra-indicado para grávidas, claro.

Azedinha - Boa cicatrizadora de ferimentos leves e usada para o rejuvenescimento da pele do rosto [pra quem já tá se preocupando com as ruguinhas].

Calêndula - Muito usada na produção de cosméticos para a fabricação de cremes, pomadas e xampus. É que a erva é ótima para cicatrização e para cuidar ads rachaduras da pele. Em forma de compressa, clareia a pele manchada de sol.

Camomila e Endro - Os melhores calmantes ever. Para tomar antes de dormir, ter um sono restaurador e acordar com uma cútis de deeva. A camomila também é utilizada em xampus e cremes capilares. Dizem que clareia os fios, mas só pra quem já é blond -adoro!.

Cavalinha - Eficaz no fortalecimento de cabelos e unhas, pois possui cálcio, ferro, sódio e magnésio. Ficaadica, gatas que tem queda de cabelo ou unha quebradiça. Também indicada para dores de cabeça.

Chá-verde - Sua ação antioxidante combate ao envelhecimento da pele e dimunui o colesterol ruim. Mas o melhor mesmo é que ajuda a emagrecer! Auxiliado de uma boa dieta, sempre. Só que tem que ter disciplina: pelo menos umas quatro xícaras por dia, amadas.

Dente-de-leão - Auxiliar para quem está de dieta; alô, meninas: combate a celulite!

Erva-cidreira - É calmante, regula a menstruação e ameniza dor de cabeça. É utilizada em forma de banho de vapor para cicatrizar acne.

Sálvia - Banhos com seu chá são bons para restaurar a cor natural dos cabelos escuros; embora eu prefira continuar a ser loira, claro!

Os chás podem ser consumidos até 24h depois de feitos, depois disso começam a fermentar e perdem suas características benéficas. Mas o ideal é que sejam consumidos assim que preparados. Nos casos de tratamento de pele e cabelo, é interessante usar a bebida em forma de banhos e compressa.

Para que sua infusão fique perfeita, não deixe a água ferver e, principalmente, não ferva a erva junto com ela. Jogue a água quente nas folhas e deixe abafado por alguns poucos minutos.

Existem ainda váaarias outras ervas com muito mais propriedades medicinais e tals. Não sou nenhuma especialista e o efeito que uma planta causa em mim pode não ser o mesmo em você, além das contra-indicações. Portanto, gata, cuidado ao experimentar. Qualquer dúvida, procure um médico. (:

beijasebeijos,

B.

3 comentários:

  1. hmmm adoro um chazinho, ainda mais no frio! delicia

    ResponderExcluir
  2. Quando chego da facul a primeira coisa que faço é tomar um chá =DD
    Ele me dá sono e desestressa um poco neah
    E é melhor que activia ^^

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor-de-deus! XD Muito cuidado com chás. Entre medicamento e veneno não há muitas diferanças... Não se pode fazer chá de qualquer coisa, tão pouco em concentraçoes e quantidades absurdas... E vale lembra, ao tomar mediucamento AVISE SEU MEDICO que vc costuma usar chá, se ele não for um desses médicos idiotas, isso pode evitar muitos problemas.
    E PRICRIPALMENTE NUNCA USEM BOLDO! Boldo comum do Brasil é extremamente tóxico, podendo causar problemas hepáticos.
    A grande maioria das propriedades dos chás, principalmente a ação antioxidadente só ocorre com o chá fresco. Mas quase todas as propriedades advém dos flavonóides, oleos voláteis e ácidos fenólicos, que tb se degradam rapidamente e estão principalmente em estado gasoso, por isso se não ingeriadas logo vão para o ar e se perdem.
    Fitoterapia é fantástica, mas exige cautela.

    ResponderExcluir