terça-feira, 20 de abril de 2010

A beleza vale a vida?

Para provar que não é só de futilidade que vive o Blonde & Blonde, hoje convido azamiga para um papo que tem tanta polêmica quando seriedade: testes em animais feitos pelas empresas de cosméticos.



Testes em coelhos, macacos, cachorros, gatos e ratos além excluir qualquer tipo de compaixão com a vida de outro ser vivo, é evidência de crueldade pensamentos retrógrados. De acordo com o site do Pea (Projeto de Esperança Animal) os testes em animais não passam de meros paliativos, uma vez que os primeiros consumidores do produto (ou seja, nós que adoramos uma novidade) somos as verdadeiras cobaias.

Existem maneiras mais evoluídas de se testar e fabricar produtos que são testados em cobaias animais
:

"Já existem inúmeras métodos substitutivos eficientes e eficazes que podem e já estão sendo usados nessa área. Isso sem falar dos modernos processos de análise genômica e sistemas biológicos in vitro, que vêm sendo muito bem utilizado por pesquisadores brasileiros. Sem falar que culturas de tecidos, provenientes de biópsia, cordões umbilicais ou placentas descartadas, dispensam o uso de animais. Vacinas também podem ser fabricadas a partir da cultura de células do próprio homem."



Mas queridas, não se descabelem pensando que só produtinhos alternativos e hippies não são testados nos nossos queridos bichinhos. Grande parte das marcas glamourosas & baphonicas que tanto amamos já evoluíram e garantiram o selinho de "empresa amiga dos animais". As basiqueenhas tipo Avon, Natura, Max Love, Payot, Contém 1g e L'aqcua di Fiore são exemplos. E se eu citar que a M.A.C, Victoria's Secret, Revlon, Clinique e The Body Shop também não testam, todo mundo vai ficar mais tranquila em abraçar a causa?


E gente, mini relato de loira agora, dá mais do que certo. Escolhi esse tema não só para bancar a engajadinha e dar um ar sóbrio ao nosso blog meio bêbado, mas também por experiência. Sou vegetariana há quatro anos, e desde então tento boicotar produtos que fazem esses testes. Fiz essa opção por puro e simples amor aos animais, resumo. E sobrevivo muito bem, obrigada. Acima de tudo, com a consciência livre.

Foi então que lembrei e selecionei um dos filmes que mais amo (adoro um filme fútil, beyjas) que trata exatamente dessa temática, sem ser chato. Legally Blonde 2, ou Legalmente Loira 2 aqui pra gente, conta a história da nossa priminha Elle Woods (tão loira e cor-de-rosa quando a gente), advogada pink recém-formada que parte para Washington a fim de defender o fim dos testes em animais:



Inspiração é o que não falta, não é mesmo? Até onde vai o preço da nossa beleza muitas vezes irracional? Será que por um simples batom se faz necessário sacrificar inúmeras vidas inocentes?

Eu faço questão de dizer que não.

xx.

Br.

3 comentários:

  1. Nem quis ver os vídeos :~
    Acho tão horríveis esses testes que fazem em animais!
    Já tinha visto a lista de marcas... Obrigada pelo post, todo mundo precisa se conscientizar disso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Então, quase chorei vendo o primeiro vídeo!

    Mas, é. Não uso produtos testados em animais .. viva \o/

    ResponderExcluir