domingo, 2 de maio de 2010

Leiam o nome da música, please

A essa altura já assistiu e reassistiu o novo clipe de Christina Aguilera, Not Myself Tonight.

E TODO MUNDO postou/comentou/baphonizou sobre ele, já que as releituras de várias divas do pop, principalmente - e saltando os olhos -, Madonna e Lady GaGa.


Cansadas de ver TODO MUNDO metendo o pau no vídeo e na própria Xtina, nós, loiras, nos perguntamos: Até onde isso é cópia? Melhor ainda, será que não foi essa não foi mesmo a intenção?


Vamos lá gente, um pouquinho de semiótica e de interpretação não faz mal pra ninguém, basta um esforço. Como diz um professor nosso, pensar é igual academia: dói, mas só enquanto você ainda não está acostumado.

Depois dessa reflexão, alguém continua duvidando mesmo que o vídeo de Xtina entra para a categoria de 'paródia'? Não sabem significa 'paródia'?

Da Wikipédia: A Paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que geralmente possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche.

Pra quem tem olhos minimamente apurados, Not Myself Tonight revela uma série de referências a diversas cantoras do pop, o que ainda que não fosse paródia seria aceitável. Afinal, TODOS os ícones do pop tem referências e elas ficam claras vez ou outra. Quem nunca olhou pra Lady Gaga e seu raio no início da carreira e se lembrou de David Bowie?


Entretanto, o vídeo de Xtina traz releituras claras como a água, basta assistir Express Yourself de Madonna.


Alguém realmente crê que Xtina ia se arrastar até um prato de leite sem querer que se lembrassem do clássico madonniano?

Muita gente diz que Aguilera não tem personalidade, que ela não se define e que a cada cd traz um estilo diferente. ALÔ! Ainda não entenderam que o barato da Xtina é ser uma personagem diferente a cada trabalho?

Não decidimos ainda se é uma crítica, provocação ou whatevá, mas Not Myself Tonight, definitivamente, não é simples copycat como tem se dito por aí.


E fica a dica.

xx,

B&Br.

Um comentário:

  1. Eu vejo isso como citação. Pq q as grandes divas não podem se admirar e fazer referência ao trabalho uma da outra nos seus clipes? Gaga citou Madona no clipe de Telephone, agora Christina citou ambas no seu clipe novo. Eu gosto e acho digno.

    ResponderExcluir